Ficar doente é daquelas coisas que a gente tenta evitar de todo jeito, né? A gente até faz o possível, mas, pô, às vezes parece que não tem jeito mesmo.
Esses dias, acabei pegando uma gripe daquelas que parece que um caminhão passou por cima. E olha que eu até tento tomar cuidado, mas, sei lá, às vezes é difícil escapar.
A verdade é que na maioria das vezes, a gente acaba sentindo umas dores chatas ou dando de cara com um resfriado chatinho.
E quando isso acontece, nem sempre é fácil ir correndo pro médico, né? Tem gente que detesta isso.
Aí, muita gente acaba recorrendo a uns truques caseiros pra ver se alivia ou cura esses sintomas. E acredite ou não, tem uma coisa que muita gente torce o nariz, mas que pode ser um verdadeiro salva-vidas: a beterraba.
Esse legume esquisitinho é cheio de benefícios pra saúde, sabia? Dá pra usar ela de um montão de jeitos diferentes por causa dos nutrientes que ela tem.
Uma das paradas mais conhecidas é o tal do xarope de beterraba pra tosse. Parece maluquice, mas a galera jura que funciona. A ideia é fazer um negocinho em casa mesmo, assim, na gambiarra, pra aliviar a tosse que não larga do seu pé.
Vamos lá, pra fazer esse xarope caseiro, você vai precisar de:
Aí é só seguir o passo a passo:
Corta a beterraba, a cebola e a cenoura em rodelas. Vai alternando as camadas desses legumes com o açúcar num pote.
Bota uma camada de beterraba, outra de cebola, outra de cenoura, e assim por diante, até acabar.
Depois, cobre o pote com uma peneira, pra deixar o ar circular. Deixa ele lá paradinho. No dia seguinte, tira os legumes e usa só o líquido que formou.
Ah, e transfere esse líquido pra um vidro. Aí você vai usando aos pouquinhos.
Pra tomar, o esquema é 30 ml desse xarope, três vezes por dia. E olha que ele tem um montão de nutrientes bons, viu? Isso tudo junto pode dar uma aliviada naquela tosse chata que não te larga.
Mas ó, vale o lembrete: consulta com o médico é importante pra saber direitinho o que tá rolando e o que fazer.